Criado o Núcleo das Federações dos Contabilistas do Brasil

Os presidentes das Federações dos Contabilistas, reunidos dia 6 de março, na sede da Federação dos Contabilistas do Rio Grande do Sul (Federacon), em Porto Alegre, formalizaram a constituição do Núcleo das Federações dos Contabilistas do Brasil.  Por aclamação, foi eleito como coordenador, para este primeiro ano de mandato, o presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), Tadeu Oneda. “O Núcleo tem por objetivo levar as propostas e reivindicações das Federações aos órgãos públicos e à classe política, buscando melhorias e o fortalecimento da classe contábil como um todo”, observou Oneda.

Os participantes consideram que o Núcleo garantirá mais força e visibilidade às Federações, tornando-as ainda mais coesas. “Teremos condições de trabalhar melhor as questões que são comuns a nossa categoria em todo o país, de forma mais organizada e unificada”, explicou o presidente da Federação de Minas Gerais, Renato Pavione.

Na reunião, que teve como anfitrião o presidente da Federacon, Glicério Claristo Bergesch, foram também debatidos assuntos como a reforma da Previdência, o fortalecimento da imagem dos profissionais contábeis e a necessidade da atualização permanente para quem atua neste segmento. O presidente da Fecontesc foi escolhido para compor o Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL).

Um ponto destacado foi a implantação da Comissão Intersindical pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sob a coordenação do conselheiro Rogério Noé.  Pela importância desta iniciativa, ficou definida que a próxima reunião dos presidentes de Federações acontecerá em Brasília, na data da criação desta comissão.

No encontro, a Fecontesc fez uma apresentação mostrando como está a organização da próxima edição dos Jogos dos Contabilistas Brasileiros (Jocobras), marcada para maio de 2018 em Jaraguá do Sul/SC.

Além dos representantes da Federacon, da FeconMG e da Fecontesc, a reunião contou com a participação dos presidentes das Federações dos Contabilistas do Paraná, Divanzir Chiminacio, de São Paulo, Manoel de Oliveira Maia, do Rio de Janeiro/Espírito Santo/Bahia, Sandra Regina Maciel, e do Centro-Oeste, Wilson Pereira Machado.